Alunos da área de saúde que irão cursar ou estão cursando a disciplina de farmacologia como aqueles que já cursaram. Também para alunos pleiteando vagas de mestrado/doutorado em farmacologia ou ciências farmacêuticas, e para profissionais que queiram revisar ou atualizarem-se sobre esses temas importantes em diversos concursos e profissões.
E claro, para aqueles entusiastas da área da área de farmacologia, bem como de áreas afins, que tem sede de conhecimento. O curso é aconselhado mesmo para aqueles iniciantes no estudo da farmacologia, pois ele se inicia bem do básico, inclusive, a proposta do mesmo é justamente criar uma base sólida para se construir todo o entendimento da farmacologia.
Você consegue estudar onde e quando quiser.
20 horas de certificação
Curso atualizado recorrentemente.
O curso tem uma abordagem aprofundada dos principais tópicos relacionados com o entendimento básico e inicial da área da farmacologia. O curso conta com dois módulos. Um de farmacodinâmica (Módulo 1) e outro de farmacocinética (Módulo 2).
O módulo 1 (Farmacodinâmica) do curso começará pela explanação da célula como alvo farmacológico, monstrando os componentes básicos da célula, como a membrana plasmática, proteínas e lipídeos, como estes funcionam e interagem gerando o microambiente celular, para entendermos como esses mesmos componentes são passíveis de modulações farmacológicas. O módulo seguirá abordando os conceitos, definições e as diferentes classes de receptores (Receptores acoplados à proteínas G, associados à quinases, enzimas, transportadores e receptores intracelulares serão os mais bem discutidos), os princípios que regem a transdução e sinalização celular, ou seja, como as ações exteriores orientam uma resposta bioquímica intracelular organizada, específica e direcionada, resultando numa resposta fisiológica.
Assim, depois dessa base inicial, já se terá um ótimo contexto para o entendimento da farmacodinâmica, ou seja, o que os fármacos fazem com o nosso corpo, explicando os fenômenos a nível celular e molecular, que regem as ações do fármacos, partindo aí para o entendimento dos fênomenos e consequências que regem a interação fármaco-receptor, conceitos como agonismo, agonismo parcial, agonismo inverso, antagonismo, atividade constitutiva, alosterismo e etc. Finalizando o módulo de farmacodinâmica com a quantificação da resposta farmacológica, ou seja, quais as relações entre a concentração/dose da droga com seu efeito/resposta, explicando os conceitos de afinidade, eficácia, potência, indíce terapêutico, janela terapêutica, CE50, DE50, DT50, DL50, receptores de reserva e etc.
O módulo 2 (Farmacocinética) do curso começará pela explanação das vias de administração, explicando as características, vantagens e desvantagens de cada uma (Via oral, retal, vaginal, nasal, pulmonar, sublingual, subcutânea, intradérmica, intramuscular, intravenosa e etc). O módulo seguirá explorando os conceitos dos principais processos farmacocinéticos, começando pela absorção, mostrando os fatores que a afetam (liberação do princípio ativo, pH, esvaziamento gástrico, interações, trânsito intestinal e etc); distribuição, mostrando os locais teciduais por onde os medicamentos se espalham, bem como os fatores que afetam essa distribuição (fluxo sanguíneo, ligação às proteínas plasmáticas, coeficiente de partição, pH e etc); metabolismo, mostrando os locais e os principais mecanismos de biotransformações dos fármacos, focando nas reações metabólicas (Reações de fase 1 – Oxidação, redução e hidrólise; Reações de fase 2 – Glicuronidação, sulfatação, acetilação, metilação e etc), suas consequências (aumentos e diminuições das concentrações das drogas no sangue, toxicidade de um metabólito) e os fatores que interferem no metabolismo dos fármacos (Indução enzimática, inibição enzimática, idade, sexo, variabilidade genética, estado patológico, sexo e etc); excreção, mostrando os locais e os principais mecanismos responsáveis pela depuração dos fármacos (Filtração glomerular, secreção tubular e difusão tubular), bem como os fatores que interferem nessa excreção (pH, coeficiente de partição, ligação às proteínas, metabolização. O conceito dos principais parâmetros farmacocinéticos também serão discutidos nos momentos pertinentes, como biodisponibilidade, concentração do fármaco no plasma, volume de distribuição, tempo de meia-vida, clearence e etc. O módulo se encerrá com a utilização e interpretação de todos os conceitos citados anteriormente para a construção do entendimento dos conceitos da farmacocinética clínica, para um planejamento posológico racional, como dose terapêutica, dose subterapêutica, dose tóxica, dose de ataque, acúmulo do fármaco, intervalo entre doses, concentração no estado de equilíbrio. Assim como algumas definições pertinentes (Diferenças entre efeito adverso, reação adversa, efeito colateral, superdosagem, hipersensibilidade, falta de seletividade farmacológica).
Ao final dos dois módulos, já se pode ter uma excelente compreensão inicial da farmacologia como ciência, de quais os aspectos gerais das ações dos fármacos, em nível celular/molecular e dos processos fisiológicos e bioquímicos que o nosso corpo exerce sobre as drogas, capacitando assim para uma evolução no entendimento e passagem para a chamada farmacologia dos sistemas, a qual irá focar as ações farmacológicas em sistemas fisiológicos específicos, como no sistema nervoso autônomo, sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema renal, sistema respiratório, sistema gastrointestinal e etc. Esses tópicos especias serão abordados em outros cursos nossos, o presente, foca apenas nesse aspecto inicial citado, na construção dessa base conceitual e científica de conhecimentos.
– Alvos Celulares e Moleculares – A Membrana Plasmática
– Alvos Celulares e Moleculares – Proteínas Receptoras
– Alvos Celulares e Moleculares – Sinalização Celular
– Alvos Celulares e Moleculares – Receptores Acoplados à Proteína G
– Alvos Celulares e Moleculares – Receptores Associados à Enzímas
– Alvos Celulares e Moleculares – Receptores Intracelulares
– Farmacodinâmica – Interação Fármaco-Receptor
– Farmacodinâmica – Quantificação da Resposta Farmacológica
– Vias de Administração
– Princípios Farmacocinéticos Gerais
– Absorção
– Distribuição
– Biotransformação/Metabolismo
– Excreção
– Farmacocinética Clínica
– Considerações Finais
A liberação é imediata APÓS ACONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO.
Obs: a confirmação de compras efetuadas via pix, cartão de crédito e paypal são mais rápidas que pagamentos via boleto (a compensação bancária para boletos varia de 24 a 72 horas úteis).
Sim, você pode usar como horas complementares.
Não! Isso é crime e você poderá ser punido por isso. Este material é de uso exclusivo e pessoal.
Portanto, fica proibido o compartilhamento e/ou a comercialização do mesmo, visto que se trata de um crime previsto no art.184 do código penal brasileiro, com pena de 3 meses a 4 anos de reclusão ou multa.
Não tem problema. Você terá 7 dias de acesso incondicional aos conteúdo do cursos.
Caso entenda que não é para você, basta solicitar o reembolso integral, e 100% do seu investimento retornará para o seu bolso. Sem necessidade de burocracias ou justificativas
Entre em contato com o nosso suporte no email contatoaphysio@hotmail.com ou pelo whatsapp (85) 997394089